Katja Anelia
Ayurveda
O equilíbrio é a chave para a saúde
Ayurveda

Ayurveda, traduzido do sânscrito, significa "a ciência da vida". Os diferentes ritmos das estações, o sabor dos alimentos, a interação dos elementos em nosso corpo, a influência de nossos pensamentos em nosso bem-estar emocional e físico têm sido observados e pesquisados há gerações. Esse profundo conhecimento da natureza da vida, com mais de 2000 anos de idade, faz do Ayurveda um sistema de medicina holístico, sustentável e baseado na natureza.

Ele se baseia na premissa de que nosso corpo, psique, alma e ambiente estão diretamente inter-relacionados e são inerentemente saudáveis e capazes de se curar. Esse estado saudável é chamado de prakrti. Ele é composto pela interação individual dos elementos espaço, ar, fogo, água e terra. Cada pessoa tem uma distribuição única desses elementos dentro de si. Esses elementos são agrupados em doshas.

  • Os três principais doshas são:
  • Vata - espaço e ar
  • Pitta - fogo
  • Kapha - água e terra
De volta ao equilíbrio
Manter ou restaurar o equilíbrio muito pessoal entre os doshas é o objetivo de todo tratamento ayurvédico.
Nosso equilíbrio inato pode se desequilibrar devido ao estresse emocional e psicológico, à nossa dieta, ao trauma (transgeracional/sistêmico), a acidentes, às nossas condições de vida e às influências climáticas. Esse desequilíbrio, o chamado vikrti, geralmente é quase imperceptível no início, mas pode levar a doenças agudas ou crônicas a longo prazo.

No caso de um desequilíbrio dos doshas, o Ayurveda procura e elimina suavemente a causa, seguindo as necessidades da pessoa. Isso geralmente requer tempo e paciência. Os métodos de cura natural têm um efeito de longo prazo e geralmente precisam de mais tempo para se estabilizar na vida cotidiana. A implementação autorresponsável das recomendações é decisiva para o sucesso do tratamento.

O Ayurveda nos dá as ferramentas para cuidarmos de nosso próprio bem-estar e nos tornarmos especialistas em nossas próprias necessidades. Quaisquer bloqueios no autocuidado podem ser identificados e trabalhados de forma psicoterapêutica.

O Ayurveda usa recomendações abrangentes de dieta e estilo de vida, preparações de ervas (ocidentais e indianas), aplicações manuais (massagens, derramamento de óleo), procedimentos de purificação, métodos psicoterapêuticos e espirituais.
Quem a Ayurveda pode ajudar?

O Ayurveda é valioso para todas as pessoas. Se você estiver saudável, ela pode ajudá-lo a manter sua saúde por muito tempo. Se você já estiver doente, ela pode ajudá-lo a se conhecer profundamente e a descobrir por que você ficou doente e como você pode apoiar ativamente a sua cura.

O Ayurveda tem se mostrado bem-sucedido no tratamento das seguintes doenças:
  • Doenças reumáticas
  • Dor crônica
  • Pressão alta, obesidade
  • Diabetes mellitus tipo 2
  • Distúrbios lipometabólicos
  • Síndromes de fadiga, estresse crônico, síndrome de burnout
  • Doenças psicossomáticas e mentais, depressão, ansiedade e transtornos de pânico, transtornos alimentares
  • Distúrbios do sono
  • Alergias
  • asma brônquica
  • Doenças de pele
  • Doenças gastrointestinais, especialmente doenças inflamatórias crônicas do intestino, síndrome do intestino irritável
  • TPM, síndrome PCO, endometriose, cólicas menstruais, sintomas da menopausa
  • Doenças metabólicas
O que você pode esperar de um tratamento comigo?
Realizarei uma anamnese detalhada com você. Parte dessa conversa é também um diagnóstico do pulso e da língua, bem como um diagnóstico facial, que inclui, por exemplo, seu físico, a textura da pele e a estrutura do cabelo. Com todos esses métodos, posso determinar sua Prakrti, seu equilíbrio básico. Também posso ver se os doshas individuais se desviam desse equilíbrio básico.

Em seguida, elaboro um plano de tratamento individual com você, baseado na sua realidade de vida atual, nas suas necessidades e nos seus recursos individuais. A duração do tratamento depende de suas preocupações e de seu estado de saúde. Algumas pessoas podem sentir uma grande diferença em três tratamentos. No caso de doenças graves, o tratamento precisa de muito mais tempo e acompanhamento. O Ayurveda é uma ciência suave que trabalha com o tempo e os ritmos individuais da vida. Paciência, compaixão e iniciativa são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Parte do tratamento é o aconselhamento sobre traumas e sensibilidade cultural em relação ao seu estilo de vida e nutrição, bem como a questões psicoemocionais e espirituais. Se necessário, ele é complementado com terapias manuais, métodos de purificação e preparações de ervas ayurvédicas e ocidentais.
Siga-me nas redes sociais:
Made on
Tilda